Guia
de Pure Forgers Por
Ferreiro Absoluto Índice: 1 – Introdução2 – O que é
um Pure Forger?3 – O
Mestre-Ferreiro [Adicionado em
17/11/2006]4 – Atributos
5 – Suporte 6 –
Equipamentos [Atualizado com a vinda de
Einbröch]7 –
Habilidades8 –
Sub-Builds9 –
Fragmentos Estelares?10 – Como
Refinar?11 – Como
Forjar?12 – Ranking?13 – Matemática
da Forja e do Refino14 – Onde Upar?15 – Links16 – ConclusãoPost Extra:
Materiais para Forja 1
– Introdução Olá pessoal,
demorei um tempo pra fazer este guia, pois tomei cuidado de que
estivesse bem completo. Sei que falta alguma coisa (sempre falta),
mas fiz o mais completo possível. Vcs encontrarão no
post seguinte uma lista com os materiais necessários para se
forjar todas as armas do jogo. A parte “Matemática da Forja
e do Refino” é muito recomendada, pois diz a sua porcentagem
total quanto à forja e refino. Façam bom proveito! ^^
2
– O que é um Pure Forger? Conhecida como a classe
e a build mais difícil de upar, os Pure Forgers são os
ferreiros voltados totalmente para a arte da forja. Assim como os
Pure Potters, é uma build feita exclusivamente para se fazer
zenys (e fama, visto que o nome do ferreiro fica gravado nas armas
produzidas por ele).
Vale lembrar uma coisa
muito importante:
não é tão
fácil forjar quanto parece, as chances de um Pure Forger Full
Equips lvl 99 são de apenas aproximadamente 58% de se forjar
uma arma nvl 3 elemental. Os preços absurdos das
elementais decorrem do prejuízo que o ferreiro tem com as
quebras de algumas forjas.
Há alguns itens
que gostaria de citar antes mesmo que criem seus chars:
-
Um ferreiro não consegue tornar uma arma elemental. Ele apenas
cria armas com a propriedade elemental, portanto, não entregue
sua arma e mais uma pedra elemental a um Pure Forger porque ele não
poderá fazer nada! -
Armas criadas por Pure Forgers nunca têm slots para cartas! -
Nenhuma arma possui 2 elementos ou mais! 3
– O Mestre-Ferreiro O mestre-ferreiro é a
transclasse do ferreiro. Para se tornar um, é necessário
antes, atingir o lvl 99/50 para depois renascer, voltando como
aprendiz, logo após mercador e em seguida, mestre-ferreiro. A
vantagem de ser um transclasse é poder ir até o lvl 70
de job e possuir novas habilidades.
Para nós, Pure
Forgers, ser um mestre-ferreiro nos beneficia com um aumento na
chance de forja (pois pode ir até 20 jobs além), porém,
upar com um mestre-ferreiro é tão difícil que
para a maioria dos jogadores, simplesmente não compensa fazer
um.
Vantagens:
Possui chance de acerto (no job 70) de 7% a
mais em relação à um ferreiro job 50.
Possui
a habilidade Aprimorar Armas, aumentando a chance de overgrades e
facilitando a entrada do ferreiro no Top 10.
Toda
transclasse possui 30% a mais de HP e SP natural, comparado com a
classe 2-1 ou 2-2 correspondente.
Possui
100 pontos de atributos para serem distribuidos da maneira que
bem quiser assim que seu char renasce. (Quando vc cria um char,
vc possui apenas 48 pontos de atributos para distribuir (naquele
hexágono) e ainda o valor do atributo não passa de 9).
Desvantagens:
A EXP necessária para upar um
transclasse do lvl 1 até o 99, é aproximadamente
3 vezes a EXP necessária de upar um 2-1 ou 2-2 do lvl 1 até
o 99. Ou seja, se vc for um mestre-ferreiro PF lvl 81, será a
mesma coisa que upar 3 ferreiros PF até o lvl 81!
O
job 70 só é conseguido depois de ter atingido a aura
do lvl 99 de base. Talvez se vc upar o tempo todo nos Gatos de Folha
não seja assim, mas pode ter certeza que vai demorar muito.
A
habilidade Aprimorar Armas só começa a ser útil
depois do job 50.
Ressalto aqui, que não
é necessário ser um PF como ferreiro para renascer PF
como mestre-ferreiro. Sua build antes de renascer não possui
nenhuma relação com a build pós renascimento.
Portanto, o mais indicado é fazer um ferreiro de batalha (BS),
e para isso, aconselho começar pelo ótimo guia do Mr.
Crowley e o The Ragi:
Guia
de Ferreiros de Batalha.
Habilidades: Aprimorar
ArmasHabilidade
indispensável para um mestre-ferreiro PF. Permite aprimorar
armas assim como os NPCs fazem. O nvl da habilidade indica até
quanto o aprimoramento pode ser feito. Em nvl 10 e no job 50, a
chance de overgrade é a mesma que a de NPCs.
(Após o job 50,
a chance aumenta 0,5% por job, até atingir os 10% no job
70).
Nvl recomendado – 10
(máximo) 4 –
Atributos A build de um Pure
Forger é extremamente simples:
FOR 9AGI 1INT 1VIT 1DES 99SOR 99 Está será
a build do Pure Forger no lvl 99. Apesar de a build ser simples de se
fazer, é muito difícil chegar ao lvl 99. Resumindo, até
agora no bRO, não existe nenhum Pure Forger acima do lvl 90, e
a maioria desiste no meio do caminho (ou antes). Portanto, para se
criar um Pure Forger é preciso muita determinação
acima de tudo e também ter muitos amigos para te uparem quando
chegar num lvl mais alto, pois é impossível chegar ao
lvl 99 sozinho.
A build não
precisa ser necessariamente assim. Se vc preferir pode colocar INT 9,
ao invés de FOR 9. Tem pessoas que preferem isso para poderem
usar Cavalo de Pau com mais freqüência. Eu não
recomendo, pois uma hora seu SP acaba. Além disso, o dano do
seu cavalo de pau depende do seu dano com sua arma. Ter 1 de FOR faz
com que seu dano de arma seja mais baixo e portanto, o dano do Cavalo
de Pau também será baixo. Acrescente a isso
que fazer melee (ataque corpo a corpo) com apenas 1 de FOR é
no mínimo impossível.
LEMBRANDO
QUE ESTES PONTOS DOS QUAIS ESTOU FALANDO SÃO REFERENTES AOS
ATRIBUTOS INICIAIS DO PERSONAGEM. Muita gente me pergunta
em qual atributo (DES ou SOR) deve ser colocado os pontos
primeiramente. A ordem com a melhor performance é a seguinte:
primeiramente colocar 30 pontos em DES.
Isso vai evitar com que dê miss na maioria dos inimigos (que vc
consegue matar, óbvio. ^^).
Logo depois
coloque 50 pontos em SOR. A vantagem de SOR são os
criticos (ataques que ignoram a defesa do inimigo. A aproximadamente
cada 3 pontos de SOR, vc ganha 1 ponto em crítico) e as
esquivas perfeitas (esquiva dada pela SOR. A cada 10 pontos vc ganha
1 ponto em esquiva perfeita.). Portanto, SOR só ajuda em
grandes quantidades. Após isso,
iguale a
DES com a SOR, colocando DES em 50, e logo depois
vá
intercalando os pontos. Isso fará com que haja um
melhor aproveitamento dos pontos.
5 – Suporte Existem
habilidades de suporte de outras classes que podem aumentar os seus
atributos. No nosso caso específico, existem apenas 4
habilidades que aumentam DES e / ou SOR, sendo uma de noviços,
outra de sacerdotes, outra de menestréis / ciganas
(transclasse dos bardos / odaliscas) e uma última de paladinos
(transclasse dos templários). Noviço:BençãoAumenta
temporariamente a FOR, a INT e a DES. A quantidade e o tempo
variam com o nvl da habilidade, que em nvl 10 (máximo) concede
10 pontos em cada atributo durante 4 minutos. Comentários:
Sempre forjei com Benção. Todos os sacerdotes possuem
benção nvl 10, pois é a habilidade mais
importante que um sacerdote pode ter. O mesmo acontece com os monges.
Os noviços costumam masterizá-la logo, mas por via das
dúvidas se este for lvl baixo, pergunte antes qual o nvl
de benção dele, ou ainda veja a mudança nos seus
atributos e descubra por si mesmo. ^^10
pontos em DES = 1% a mais. (Ver parte Matemática da Forja e do
Refino) Sacerdote:GlóriaTemporariamente
concede 30 pontos em SOR para todos os membros do grupo. A duração
varia com o nvl da habilidade e em nvl 5 (máximo), dura 30
segundos. Comentários:
Outra habilidade que não forjava ou refinava sem ela. O
nvl dessa habilidade pouco importa, pois sendo nvl 1 ou nvl 5,
sempre concederá 30 pontos em SOR. Quando um sacerdote pára
para te ajudar a refinar ou forjar, ele fica dando Glória
repetidamente, assim como Benção a cada 4 minutos (ele
buffa o ferreiro e a si mesmo para saber quando a Benção
vai acabar). Nem todos os sacerdotes possuem Glória, procure
por aqueles que são da build Full Suport.30
pontos em SOR = 3% a mais. (Ver parte Matemática da Forja e do
Refino) Menestrel
/ Cigana:Controle
de MarioneteO
membro do grupo (é necessário estar no mesmo grupo do
menestrel / cigana) que for alvo desta habilidade, recebe um aumento
em todos os seus atributos equivalente à metade do total de
atributos do conjurador. Porém, cada atributo do char alvo,
depois de receber a habilidade, não pode exceder 99. Comentários:
Essa é uma habilidade mais complexa, mais está entre a
melhor ou a segunda melhor das quatro habilidades. Normalmente
menestréis e ciganas possuem uma DES relativamente alta,
contribuindo em muito com a nossa chance de forja. Já
quem possui um tanto razoável de SOR são as
ciganas (lembrando que isso difere muito de acordo com a build do
char). Algumas pessoas que possuem amigos que são menestréis
ou ciganas, e que sabe que sempre irá forjar ou refinar com
eles do lado, alteram o modo de evoluir sua build, colocando a
SOR bem elevada lá pelo lvl 7x para
poder tentar atingir o 99 DES e 99 SOR com a habilidade
Controle de Marionete.Não
é possível determinar a porcentagem a mais na
chance de forja / refino pois ela varia de acordo com a quantidade de
SOR e DES do menestrel / cigana que está concedendo o buff. Paladino:Canto
de BatalhaHabilidade
de área (7 x 7) que concede buffs aleatórios para os
membros do grupo do paladino (benéficos) e para quem não
está no grupo (maléficos). Um dos buffs aleatórios
é +20 em todos os atributos. A habilidade dura 50 segundos, e
continua agindo mesmo depois de sair da área da habilidade. Comentários:
Habilidade ótima tanto para upar quanto para forjar. O número
de buffs aleatórios aumenta de acordo com o nvl da habilidade,
portanto, só temos certeza que os +20 em todos atributos
funcionam com a habilidade em nvl 10. Já vi MVPs errando
pessoas e danos em MVPs na faixa dos 25k quando esses buffs estão
agindo. Nunca negue a ajuda de um paladino, mesmo que este não
tenha Canto de Batalha em nvl 10!20
pontos em SOR e 20 pontos em DES = 4% a mais. (Ver parte
Matemática da Forja e do Refino) 6 –
Equipamentos Estes são os
melhores equipamentos usados na hora de forjar:
Cabeça: Maçã
de Guilherme Tell. (+3 DES)
Corpo: Armadura com
Carta Bebê Leopardo. (+3 SOR)
Arma: Excalibur. (+10
SOR -1 DES)
Escudo: Escudo com Carta Jirtas. (+2 SOR)
Pés: Sapatilha
de Cristal. (+5 SOR)
Capa: Capa com Carta Mastering. (+1 SOR)
Inventário:
Bigorna de Emperium. (Mais adiante direi em quanto a bigorna influi
na forja)
Acessório: Luva
Integral (+4 DES) ou Rosário Integral (+1 SOR +3 DES).
(Luva[1] ou Rosário[1] equipado com Carta Zerom)
Acessório: Luva
Integral (+4 DES) ou Rosário Integral (+1 SOR +3 DES).
(Luva[1] ou Rosário[1] equipado com Carta Zerom)
PS: Como a Luvas[1] e o
Rosário[1] tem como requisito nvl mínimo 90, vc pode
usar 2 Presilhas Integrais.
Aqui vão outras
opções que não são as melhores, mas
também ajudam:
Cabeça: Orelhas
de Coelho, Chapéu de Bufão, Gorro de Natal.
Corpo:
Armadura com Carta Poring, Armadura com Carta Rocker.
Mão: Adaga
da Boa Ventura, Arma com 4 Cartas Lunático ou ainda 4 Cartas
Drops.
Inventário:
Bigorna de Ouro, Bigorna de Oridecon.
Acessório: Luvas
ou Rosário.
Acessório: Luvas
ou Rosário.
OBS: As cartas aqui
citadas podem dar mais vantagens. Aqui cito apenas o benefício
relacionado a forja, ou seja, DES ou SOR. 7 –
Habilidades Os Pure Forgers não
devem ter nenhuma habilidade ofensiva. Todos os seus pontos serão
voltados para habilidades da forja. Eu classifico os Pure Forgers em
3 “sub-builds” que irei explicar mais a frente. O valor que está
no nvl recomendado é de acordo com a sub-build Full Forger.
(Olhe item 6 para mais detalhes)
Habilidades: Perícia
em ArmamentoEsta habilidade é
uma das mais importantes de um ferreiro. Além de ajudar no seu
ataque, ajuda também a criar armas dando 1% de sucesso na
forja a cada nvl da habilidade.
Nvl recomendado –
10 (máximo) Punho
FirmeEsta habilidade por
enquanto não serve pra nada. Porém ela é
pré-requisito para a forja de armas. Punho Firme também
concede +1 de FOR e +4 de ATK.
Nvl recomendado –
1 (máximo) Perícia
em OrideconDe acordo com a
descrição desta habilidade haveria mais chances de se
forjar armas que em sua composição são usados
oridecons (falarei de forjas e seus materiais mais adiante). Porém,
esta habilidade não funciona no bRO e de acordo com o
[GM]Aruk, vai funcionar, mas ele não me deu nenhuma data. Acho
melhor sobrar do que faltar depois. Com o implemento dessa
habilidade, ficará muito mais fácil forjar armas.
Nvl recomendado –
5 (máximo) Trabalhar
FerroEsta habilidade permite
que se transforme um minério de ferro em um ferro puro. Como
ferro é um material barato, não há porque
masterizar essa habilidade. Ferro é fácil de refinar e
o minério de ferro é muito barato. Seria melhor deixar
para colocar pontos em habilidades que necessitem mais destes.
(Começa no nível
1 com 26% e a porcentagem máxima é de 50% no nvl 5, com
saltos de 6 em 6%).
Nvl recomendado –
2 Trabalhar
AçoEsta habilidade é
importante, faz com que vc crie um aço a partir de 5 ferros e
1 carvão. A maioria das armas nvl 3 necessitam de aço
na forja. Armas como Damascus (60 aços) e Atordoadores (120
aços) requerem muito aço. O aço é mais
difícil de ser refinado e mais caro, e como é muito
requisitado, recomendo masterizar a habilidade.
(Começa no nvl 1
com 15% e a porcentagem máxima é de 35% no nvl 5, com
saltos de 5 em 5%).
Nvl recomendado –
5 (máximo) Produzir
Pedras ElementaisCom 10 pedras primárias
do mesmo tipo (Sangue Escarlate, Cristal Azul, Frescor do Vento e
Vida Verdejante) pode-se criar uma pedra elemental (Coração
Flamejante, Gelo Místico, Vento Bruto e Natureza Grandiosa
respectivamente) que possui propriedades diferentes (fogo, água,
vento/trovão e terra respectivamente). As chances são
iguais as do aço, mas como é necessária apenas
uma pedra elemental por forja, sempre acontecerá de refinar
mais aço do que pedras elementais.
(Começa no nvl 1
com 15% e a porcentagem máxima é de 35% no nvl 5, com
saltos de 5 em 5%).
Nvl recomendado –
4 Consertar
ArmasEssa habilidade apesar
de não estar implementada ainda, será muito útil
no futuro. Usando um minério de ferro (armas nvl 1), um ferro
(armas nvl 2) ou um aço (armas nvl 3) pode-se consertar armas
quebradas em WoE (nome da arma ficará em vermelho. Armas
quebradas em Overs nunca serão consertadas).
Nvl recomendado –
1 (máximo: habilidade ativa). Forjar
*Tipo de arma*São essas
habilidades que permitem a forja de armas. São 7 tipos de
armas: espadas, espadas de 2 mãos, adagas, machados, maças,
lanças e soqueiras. Aconselho a, se colocar 1 ponto em um tipo
de arma, que coloque mais 2. Não é vantagem forjar todo
tipo de arma e ter apenas nvl 1 em cada. As chances de fazer armas
nvl 3 seriam baixíssimas. Tudo bem começar colocando um
ponto em cada tipo, mas quando estiver com 50 de job, o melhor não
é sobrar habilidades com 1 ponto apenas.
(Aumento de 10% por nvl
da habilidade. Nvl máximo é 3, com 30%)
Nvl recomendado –
3 (máximo). 8 –
Sub-Builds Como eu disse acima, eu
classifiquei os Pure Forgers em 3 sub-builds:
OBS: Considere essas
modificações descritas adiante feitas em cima da build
do Item 5 (Full Forger).
Full Forger –
Esta sub-build é a mais comum, possui como pontos os valores
que coloquei em nvl recomendado do item 5. Com esta build, o ferreiro
será capaz de forjar todos os tipos de armas, mas pecará
um pouco na hora de refinar, principalmente ferro. Mesmo assim, suas
chances em aço serão muito boas e esta build é a
que recomendo.
Full Refiner –
Com esta sub-build o ferreiro refinará ferro praticamente sem
haver nenhuma quebra. Porém, para isso, deverão ser
colocados 5 pontos em Refinar Ferro. Estes 3 pontos adicionais serão
providos do “sacrifício” da possibilidade de forjar
determinado tipo de arma (normalmente da habilidade Forjar Machados,
por ser menos requisitado). A habilidade Produzir Pedras Elementais
também possuiria 5 pontos, este último ponto adicional
seria pego da habilidade Consertar Armas.
Forger/Refiner –
Com esta sub-build, o ferreiro refinará tão bem quanto
um Full Refiner e forjará tão bem quanto um Full
Forger. Vc sacrificará os 5 pontos da habilidade Perícia
em Oridecon e colocará em Trabalhar Ferro e Produzir Pedra
Elemental. Ainda sobrará um ponto que pode ser colocado em
Encontrar Minério (depende do gosto de cada um). A habilidade
Perícia em Oridecon não funciona, mas um dia
funcionará. Portanto, é por sua conta e risco.
Há algumas
modificações em relação a essas 3
sub-builds que comentei. Geralmente a mudança é em
relação de ter ou não a habilidade Consertar
Armas. O ferreiro pode optar por ser um Full Refiner em ferro e aço
e considerar ser melhor manter a habilidade Consertar Armas do que
ter mais chances em refinar pedras elementais.
9 –
Fragmentos Estelares? Vc já deve ter
visto por aí armas que possuem no nome “Forte” (1
fragmento estelar), “Muito Forte” (2 fragmentos estelares) ou
ainda “Fortíssima” (3 fragmentos estelares). Foram
incluídos fragmentos estelares nessa forja. Cada fragmento
estelar contribui com um aumento de 5 no dano mínimo e máximo
da arma, além disso, proporciona um nevermiss de 5. Este
nevermiss faz com que vc nunca erre o alvo. Toda vez que vc errasse o
alvo, o miss seria substituído por um dano de 5. Portanto o
dano máximo que vc poderia dar de nevermiss é 15 com 3
fragmentos estelares. Vc verá a frente que só é
possível por 3 pedras em cada forja (seja fragmentos
estelares, seja pedras elementais (no caso das pedras elementais,
apenas 1 por forja)), portanto, não existem armas elementais
fortíssimas.
OBS: Com 10 Poeiras
Estelares e mais uma mini-fornalha, vc cria um fragmento estelar.
Este refino é 100% de chance de dar certo. 10 –
Como Refinar? Refinar é
simples. Para cada refino é necessário uma
mini-fornalha (que é descartável). Como as habilidades
de refino são passivas, é possível refinar até
mesmo com peso acima de 90%. Assim que vc der um clique duplo na
mini-fornalha, aparecerá a seguinte janela: (de acordo com os
itens que vc possui no inventário, pode ser que haja mais ou
menos opções).
Depois de escolher a
sua opção, vai aparecer uma lista com os materiais para
o refino.
É só dar
ok e esperar pelo resultado.
11 –
Como Forjar? A forja já é
um pouco mais complexa que o refino. Assim como o refino, para se
forjar uma arma é necessário um item descartável
também. Este item varia com o nível da arma a ser
forjada, sendo: Martelo de Ferro para armas nvl 1, Martelo de Ouro
para armas nvl 2 e Martelo de Oridecon para armas nvl 3. Todos os
martelos podem ser encontrados na Guilda dos Ferreiros em Geffen e
não custam mais que 5k.
Assim que vc der dois
cliques no martelo aparecerá a seguinte janela: (as opções
variam de acordo com os itens que vc possui no inventário e
com o martelo que vc usou)
Escolhida a arma,
aparecerá a seguinte janela informando a arma que escolheu e
os materiais necessários para a forja dela e 3 “slots”:
Toda vez que forjar uma
arma, aparecerá esta janela com 3 “slots”. Nela, vc poderá
colocar fragmentos estelares ou pedras elementais. Lembrando que só
é possível colocar uma pedra elemental por arma,
diferente dos fragmentos estelares, que podem ser postos 3 em cada
arma (mas neste caso, a arma não seria elemental). Olhe o
exemplo abaixo:
Neste caso, se a forja
fosse bem sucedida, a arma forjada seria uma Main Gauche Muito Forte
Flamejante.
12
– Ranking? O Ranking chegou ao bRO
dia 5 de julho de 2006, através do episódio Heritage.
Ele é feito por um sistema de pontos, que são recebidos
de acordo com as armas forjadas e / ou os overs feito nelas. Para ver
os ferreiros que estão no Ranking, basta digitar "/blacksmith"
(sem as aspas) no seu console.
A vantagem de se estar
no Top 10 (além da fama) é que as armas forjadas pelos
ferreiros causam mais 10 (número real, não em
porcentagem) de dano (que ignora a defesa do inimigo). Equivalem
igualmente às armas muito fortes (feitas com 2 Fragmentos
Estelares), tanto no quesito de dano (os 10 a mais de
bônus) como no de nevermiss (o miss será
substituído por um dano de 10).
O sistema de pontuação
é feito da seguinte maneira:
1 Ponto = Elevar uma
arma de nvl 1 até +10.10 Pontos = Forjar
uma arma de nvl 3 que possua 3 pós-ingredientes (ou
seja, uma arma nvl 3 fortíssima ou elemental muito forte).25 Pontos = Elevar
uma arma de nvl 2 até +10.1000 Pontos = Elevar
uma arma de nvl 3 até +10.OBS: Para que os
pontos sejam obtidos é obrigatório que o over +10 seja
feito em armas forjadas pelo próprio ferreiro em questão.
O bônus de dano só funcionará enquanto o ferreiro
que forjou a arma estiver no Top 10. 13
– Matemática da Forja e do Refino Porcentagem
Total = (Porcentagem do nvl da habilidade) + (Nvl de Job)*0,35% +
DES*0,1% + SOR*0,1% + 15% Nesta fórmula, a
porcentagem do nvl da habilidade pode ser vista no item 5 deste Guia.
Existem algumas penalidades sobre essa porcentagem quando se está
forjando armas exclusivamente, de acordo com alguns itens que são
incrementados na forja. (Veja item 9)
Pedra Elemental =
25% de penalidade.Fragmento Estelar =
15% de penalidade cada um.Nível da Arma
= (Nvl da arma - 1)*10% de penalidade. No caso da forja de
armas, ainda há a habilidade Perícia em Armamento que
ajuda em 1% por nvl.
Também existem
as bigornas, que também melhoram suas chances:
Bigorna = Acréscimo
de 1% à chance.Bigorna de Oridecon
= Acréscimo de 2% à chance.Bigorna de Ouro =
Acréscimo de 3% à chance.Bigorna de Emperium
= Acréscimo de 4% à chance. OBS: Ao contrário
dos martelos, as bigornas não são descartáveis e
só precisam estar no inventário para que funcionem.
Além disso, apenas funciona a melhor bigorna que vc possuir no
inventário, independente de quantas vc possui. Exemplo 1: Vou forjar uma Damascus
Trovejante Muito Forte, possuo Bigorna de Emperium, tenho 100 de DES
e 100 de SOR contando os bônus e os equipamentos. Tenho Perícia
em Armamento no nvl 10 e job 50. Além disso, meu nvl em Forjar
Adagas é 3. Qual é minha chance total?
30%
(nvl 3 em Forjar Adagas) +
50 (Job)*0,35% +
100 (DES)*0,1% +
100 (SOR)*0,1% +
15% –
25% (Pedra Elemental Vento Bruto) –
30% (Penalidade de 2 Fragmentos Estelares) –
20% (Arma nvl 3, penalidade de 20% (Nvl da arma - 1)*10%) +
10% (Perícia em Armamento) +
4% (Bigorna de Emperium) =
21,5% OBS:
Algumas pessoas podem não concordar com a penalidade (Nvl da
arma – 1)*10%, mas estes cálculos foram feitos usando a
calculadora do tomcat, e de acordo com ela, uma arma nvl 3 infringe
em 20% de penalidade e não 30% como a maioria acha. Exemplo 2: Prove para mim que se
eu fizer a build Full Forger, conseguirei refinar ferro a uma
porcentagem boa. Não acho que Trabalhar Ferro em nvl 2 vai me
proporcionar boas chances. Eu tenho nvl 5 em Trabalhar Aço. Em
qual habilidade tenho mais chances de sucesso? Considere meus
atributos e build como as do exemplo anterior.
Para o ferro:
32%
(nvl 2 em Trabalhar Ferro) +
50 (Job)*0,35 +
100 (DES)*0,1 +
100 (SOR)*0,1 + 15
= 84,5% Para o aço:
35%
(nvl 5 em Trabalhar Aço) +
50 (Job)*0,35 +
100 (DES)*0,1 +
100 (SOR)*0,1 +
15 = 87,5% Portanto, apesar de
Trabalhar Ferro estar em nvl 2 e Trabalhar Aço em nvl 5, ambos
têm quase a mesma porcentagem de sucesso.
14
– Onde Upar? Esta com certeza foi a
parte mais difícil de fazer do Guia. Muitas pessoas vão
concordar, outras vão discordar, mas foi assim como eu fiz.
Aqui, estou supondo que o Pure Forger irá upar sozinho. Sempre
leve com vc o máximo de poções possível.
Isso sempre será útil
(se puder
evitar upar sozinho recebendo leech ou slave, não pense duas
vezes. Só estou pondo as opções aqui como um
refúgio caso não haja outra saída).
OBS: Todos aqui vão
achar que estes lugares não dão EXP nenhuma. Mas é
assim mesmo, vc tem FOR 9, VIT 1 e AGI 1, portanto vc não
consegue matar nenhum bicho que te dê mais EXP. Estou pondo
aqui as relações melhores “custo/EXP”.
Até o lvl 45:
Esgotos de Prontera.Aqui nos esgotos eu
consegui uma boa quantidade de minérios de ferro, com isso já
fui guardando na kafra, para poder fazer minhas primeiras forjas.
Apesar de que os besouros não dão boa EXP, depois que
vc adquirir a habilidade Cavalo de Pau, é só fazer mob.
lvl 46~62: Esporos
Venenosos.Bem, neste lvl eu upava
nos Esporos Venenosos na Torre de Geffen. Depois da atualização,
os esporos sumiram de lá. Se alguém souber onde upar
neste nível, por favor poste aí.
lvl 63~78: Horongs.Perto de Payon há
um mapa onde tem 2 Nove-Caudas, além de Horongs e Guardiões
da Floresta. Os Horongs tem 99 de DEF. Use uma arma glacial e
aproveite os críticos. Hoje os Horongs só me dão
0,03% de EXP de base
(isso mesmo, não é
0,3%, é 0,03%!) e cada um me causa um dano maior que a
metade do meu HP máximo (não pense que estou usando
equipamentos de forja, tenho equipamentos de batalha muito bons).
Acima do 78: Leech.Acredito que a EXP
ganha é tão mínima que não compensa
gastar com poções. Nem mesmo quando só há
este char, aconselho a não upar sozinho para que não
acabe saindo no prejuízo. Compre slave, faça leech,
porque não há solução melhor.
15
– Links Calculadora
de Forja TomcatCalculadora
de StatsSimulador
de Mestre-FerreiroSimulador
de CharRoCards.de(Fansite Alemão de Ragnarök)
Rune
Nifelheim (Fansite Espanhol de Ragnarök)
16
– Conclusão Espero que meu Guia
tenha ajudado a todas as pessoas que pretendem fazer um Pure Forger.
Desculpem-me se o Guia tiver alguns erros, fiz o máximo para
que pudesse fazer um Guia fiel e completo. Qualquer dúvida, é
só mandar PM aqui no fórum ou in-game. Só peço
para que tornem o Guia fixo se gostaram dele. Obrigado!
Mais um guia retirado do forum da levelup espero que tenha ajudado!